Pisos intertravados de concreto: saiba quais cuidados devem ser tomados para a instalação

Compostos por peças pré-moldadas, os pisos intertravados de concreto não necessitam de rejunte para aplicação e são assentados diretamente sobre o solo ou areia. Quanto à estética, suas peças podem ser encontradas nas mais diversas formas, texturas, cores e tamanhos, o que resulta em um efeito excelente.

Quando instalado com espaçamento correto entre as peças, permite que a água da chuva seja escoada para as camadas mais profundas do solo. Logo, por facilitar a drenagem da água, o piso é uma ótima opção para a redução dos impactos das chuvas, colaborando para a diminuição de enchentes. Nas ruas, auxilia na preservação da capacidade de drenagem de bueiros, galerias e córregos. 

O encaixe simples de suas peças permite que sejam montadas e desmontadas a qualquer momento, o que colabora para seu reaproveitamento em outras obras. Além disso, o seu fácil manuseio favorece a execução de reparos e consertos.

Seus benefícios para pavimentação de ruas, calçadas e avenidas são inúmeros! Sua superfície antiderrapante oferece maior segurança aos veículos, podendo ser usado em ruas e estradas íngremes ou com curvas sinuosas. Garante alta resistência e durabilidade, boa capacidade de drenagem e liberação imediata do tráfego, aliados a uma aplicação simples e um ótimo custo benefício.

Informações importantes:

Para uma instalação eficiente, é preciso estar atento se a empresa fornecedora te oferece um piso de qualidade, e que seja certificada pelos órgãos fiscalizadores, atendendo às normas técnicas vigentes. Solicite que o material seja entregue em paletes protegidos e plastificados, o que agiliza na descarga do produto. Para armazená-lo, prefira locais planos, secos e arejados, próximos a sua obra. Lembre-se de verificar a resistência mínima do material antes do seu assentamento.

Sugestões  para instalação:

  • Nivelamento

Para garantir a execução de uma superfície plana, é preciso nivelar e compactar o solo. É necessário que sejam feitas as medições e marcações de acordo com os caimentos necessários do projeto. Depois de regulada e medida, a área que for receber o piso precisa ser nivelada (normalmente com areia ou pó de pedra).

  • Aplicação

Para saber qual o caimento natural, inicie o processo pela área mais alta ou pelo bloqueio. Utilize uma linha para pedreiro para saber o perfeito nivelamento do solo.

  • Rejunte

Ao utilizar areia lavada para preencher os espaços vazios entre os pavimentos, obtém-se melhor acabamento. Jogue a areia sobre a superfície do piso e espalhe para preencher igualmente os vãos entre os blocos.

  • Travamento do Piso

É preciso compactar toda a extensão do pavimento com um rolo compactador, para finalizar o processo. É necessário ter atenção para que o pavimento atinja a rigidez ideal para o tráfego, seja ele leve, médio ou pesado.

Cuidados com limpeza e manutenção:

Em revestimentos como os pavimentos intertravados, é comum que agentes de sujeira como pó e gordura se acumulem ou que fenômenos da natureza desgastem o material. A interferência de agentes como poeira, chiclete, gordura, graxa, entre outros, afeta principalmente a estética e o bom aspecto do piso, por isso, é importante ficar atento aos cuidados com limpeza e manutenção.

De modo geral, a limpeza pode ser feita de maneira simples, com sabão, água e uma vassoura para esfregar – o uso de água quente facilita a retirar a sujeira. Para a manutenção, procure sempre verificar se as juntas estão preenchidas e, caso não estejam, preencha-as com areia. Manter boas condições de limpeza e manutenção não só garante estética do produto, como influencia na sua durabilidade, vida útil e resistência.

Gostou das nossas dicas? Há mais de 30 anos no mercado de pré-moldados de concreto e execução de obras de drenagem e pavimentação, a Cidade Engenharia te oferece um serviço certificado e de alto nível. Conte com a nossa equipe para garantir segurança, qualidade e eficiência para a sua obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *