Pavimento intertravado: descubra porque esse material é melhor que o asfalto

Desgaste intenso pela ação da chuva e da variação de temperatura, dificuldades e alto custo de manutenção (quando comparado aos reparos feitos com piso intertravado) e elevado teor de absorção do calor. Esses são alguns dos problemas que o asfalto apresenta. Mas você sabia que existe um material que minimiza todas essas desvantagens apresentadas pelo asfalto? Conheça o pavimento intertravado!

Piso intertravado

Os pisos intertravados, pavimentos pré-moldados de concreto, são resistentes e apresentam características ecológicas importantes, como auxílio do escoamento da água, evitando enchentes. Além disso, deve-se destacar que sua temperatura não eleva da mesma maneira que o asfalto, tornando-se urbanisticamente mais confortável.

Mesmo sem ter falado de todos os benefícios, já é possível perceber que o piso de concreto são os favoritos, não é mesmo?

Antes de listarmos os benefícios, se você está considerando esse tipo de piso para a sua obra, vale destacar que eles são indicados para locais de grande fluxo de pessoas e veículos. É só selecionar a altura adequada do seu piso para garantir a resistência necessária. Podem ser aplicados em calçadas, praças, estacionamentos, vias públicas e até em portos e aeroportos.

Bom, agora que você já conhece um pouco do material, veja os motivos que torna o intertravado um dos melhores pavimentos, se comparado com outros como asfalto e cerâmica.

Temperatura

Uma das principais características que torna o intertravado de concreto diferente do asfalto, por exemplo, é a temperatura. Estudos realizados apontaram que o asfalto absorve mais calor que o piso intertravado. Portanto, o caminhar torna-se muito mais confortável quando a pavimentação for feita neste material.

Estética e manutenção

E um dos principais pontos a favor do intertravado é que em caso de manutenção, o reparo fica praticamente imperceptível, ao contrário do asfalto, no qual as emendas são visíveis. No caso do piso, se houver algum problema, basta retirar os blocos, fazer o reparo e depois recolocá-los (é quase um quebra cabeças!).

Ecológico

Os intertravados auxiliam no escoamento da água e diminuem o risco de enchentes. Isso acontece, pois o intertravamento dos blocos permite a passagem da água das chuvas, que retornam ao lençol freático com muito mais facilidade. O asfalto no entanto, tem características contrárias às citadas. Afinal, eles não apresentam juntas de escoamento.

Qualidade

As peças são produzidas em ambientes industriais altamente controlados e passam por testes de um rigoroso sistema de qualidade. Somente depois são transportadas para os locais onde serão aplicados, diferente do asfalto em que todo o serviço é realizado no local de aplicação.

Mão de obra

Outra vantagem da utilização dos pré moldados de concreto na pavimentação é o baixo custo da mão-de-obra. Ao invés de mobilizar grandes equipes e máquinas para realizar durante dias a pavimentação asfáltica, a colocação das peças de concreto pré moldado demanda equipes enxutas.

E aí, gostou dos benefícios dos pré moldados de concreto? Clique aqui e baixe eBook com os mais de 15 formatos de blocos de concreto para a sua obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *