Construa a favor do meio ambiente

O mundo está ficando cada vez mais sustentável – e não dá para negar a importância dessa onda ecológica. Durante o período construtivo, é comum o uso excessivo de água, energia e outros materiais que geram grande desperdício e consequências negativas para o planeta. Alternativa existem: uso de materiais menos poluentes e que produzem menos impactos ambientais negativos; o desenvolvimento de novos materiais e de novas estratégias que visam reduzir os danos e a degradação da natureza.

A necessidade de construir de maneira menos agressiva com o meio ambiente é urgente. Além das alternativas citadas acima, para que a sua obra seja sustentável, é necessário ter atenção aos detalhes desde o começo de seu planejamento. Deve-se ter atenção à escolha dos materiais, priorizando os que são biocompatíveis desde o processo de obtenção, passando pela fabricação e aplicação.

O pavimento intertravado de concreto é uma opção muito mais vantajosa em relação ao asfalto, por exemplo. Alguns fatores que merecem atenção especial: durabilidade, menor consumo de energia (por possuir tons mais claros), menor absorção de calor, fácil instalação e manutenção e maior conforto por ter superfície antiderrapante.

Para atender às demandas da obra, quando necessário, o pavimento intertravado pode ser projetado para ser permeável, ou seja, a água é drenada pelo piso e conduzida ao lençol freático, contribuindo para a diminuição de enchentes e inundações e sendo ainda mais ecoeficiente. Conheça mais sobre o piso drenante neste outro artigo.

Em casos de alvenaria estrutural ou de vedação, os blocos de concreto continuam sendo a melhor opção para quem quer construir e economizar ao mesmo tempo, otimizando (e muito!) o processo da obra. Em relação ao bloco de cerâmica, o de concreto é mais resistente e ecológico, além de demandar quantidade significativamente menor de argamassa de revestimento, representando, também, economia na obra.

Na sua próxima construção, vale cogitar os blocos de concreto pré-moldados: econômicos, eficientes e, ainda por cima, sustentáveis. Os blocos de concreto são especialidade da Cidade Engenharia, empresa que trabalha há mais de 30 anos na produção de pré-moldados de concreto e execução de obras de drenagem e pavimentação. Todos os produtos seguem normas e procedimentos que asseguram qualidade e segurança aos seus clientes.

2 thoughts on “Construa a favor do meio ambiente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *