Calçada Cidadã: entenda porquê o concreto é a melhor opção

Transitar por uma cidade livre, acessível e segura é possível. O primeiro passo é a construção de uma calçada mais inclusiva para todos os pedestres. O projeto Calçada Cidadã nasceu para tornar as vias públicas livre de perigos, como desníveis, pisos soltos, buracos e raízes de árvores expostas, aplanando-as e padronizando-as. Assim, a calçada torna-se livre para todos, e especialmente segura para crianças, idosos e pessoas com deficiência física e visual, que podem caminhar sem preocupações.

Um dos diferenciais da Calçada Cidadã é, além de prever a criação de rampas e do piso regular, antiderrapante, firme e contínuo, a sinalização de eventuais obstáculos no caminho, chamada “faixa de serviços”: reservada para a instalação de equipamentos urbanos, como postes, árvores, placas de sinalização de trânsito, bancos, abrigos de pontos de ônibus, hidrantes, etc. A faixa de percurso seguro, por sua vez, destina-se unicamente à circulação de pedestres. Para indicar a faixa de serviços, usa-se o piso tátil como forma de diferenciá-la, tanto na textura quanto na cor – vermelha, pois algumas pessoas com deficiência visual conseguem distinguir cores.

Hoje em dia, já existem leis federais e municipais que regulamentam e obrigam a construção da Calçada Cidadã, e é responsabilidade de cada proprietário adequar seu lote de acordo com a Norma Brasileira NBR 9050, que regulariza a acessibilidade quanto a edificações, mobiliário, espaço e equipamentos urbanos. Cada município, ainda, disponibiliza sua própria cartilha com orientações de como efetuar a construção e manutenção da maneira correta.

Antes de dar início à obra, é preciso contatar a prefeitura e contratar um profissional capacitado para conduzir a reforma da calçada de forma legal e de acordo com as normas.

Na hora de construir sua Calçada Cidadã, uma alternativa vantajosa é escolher um material de baixo custo, fácil instalação e manutenção, resistente e durável (sua calçada conservada por muito mais tempo!), antiderrapante e de baixo impacto no meio ambiente e, ainda, com diversas texturas, cores e modelos. Assim, você economiza material, tempo e dinheiro regularizando sua Calçada Cidadã e tornando a cidade mais acessível para todos.

A Cidade Engenharia é especialista em pré-moldados de concreto, com mais de 30 anos de excelência, segurança e qualidade em produtos que atendam às necessidades da sua obra. São mais de oito modelos de pisos, blocos de vedação, tubos e acessórios, além de serviços especializados.

Informe-se com especialistas ou peça seu orçamento online pelo site cidadeengenharia.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *