Blog

O que uma fábrica de concreto tem a ver com as incríveis construções do mundo?

O concreto é o material mais utilizado na construção civil até hoje e pode ser até matéria-prima para a arte.

Você sabe por que uma fábrica de concreto pré-moldado do Espírito Santo falaria sobre o turismo ou monumentos do mundo afora? Só pode ser porque estes dois temas, turismo e concreto pré-moldado, já se encontraram muitas vezes em incríveis construções da humanidade.

Não é de se assustar – o concreto é o material mais utilizado na construção civil até hoje! Composto por uma mistura de água, cimento e outros agregados, por mais que sua fabricação tenha mudado muito, ele continua sendo uma opção e tanto: rápido, de fácil aplicação, com manutenção barata e considerado estável por toda sua vida útil.

E quando dizem que o concreto é um material muito bom, mas que não permite possibilidades estéticas, podemos quebrar esse tabu. A nossa prova está nestes monumentos, igrejas, arquitetos e engenheiros fenomenais que apostaram no concreto sem medo!

Sem falar que um dos maiores arquitetos do Brasil, se não o maior, ficou famoso por seus desenhos no concreto, com curvas que dão ar moderno às cidades: Oscar Niemeyer.

Tudo pra você acreditar nas infinitas possibilidades desse material construtivo, que pode ser até matéria-prima para a arte.

1)  Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba

Construído para abrigar algumas secretarias do Estado do Paraná em 1978, tornou-se mundialmente conhecido como “Museu do Olho” após receber o anexo, em 2002. Na época, o local foi transformado em um museu de arte e design e consumiu 5.226 m³ de concreto, batendo o recorde de vão em concreto protendido na época e sendo eleito um dos museus mais bonitos do mundo, do ponto de vista arquitetônico.

Museu Oscar Niemeyer

2) Stadio San Nicola, na Itália

Projetado por Renzo Piano, a área dos assentos foi produzida com mais de 310 peças pré-fabricadas de concreto!

Stadio San Nicola, na Itália

3) Hipódromo do Jockey Club, no Rio de Janeiro

Projetado por Francisco Couchet, a cobertura em forma de marquise foi o maior balanço de concreto armado da América Latina! Dá-lhe, concreto!

Hipódromo do Jockey Club, no Rio de Janeiro

4) Catedral de Santa Maria de Neviges, na Alemanha

Apesar de estar situada em uma pequena comunidade, Neviges Mariendom é monumental, parecendo uma montanha de concreto em meio às árvores. Foi projetada por Gottfried Böhm que apostou em uma série de cubos de concreto comprimidos e pirâmides irregulares.

Laurian Ghinitoiu

Foto: © Laurian Ghinitoiu

5) Paróquia do Santo Sacrifício, nas Filipinas

Projetada por Leandro V. Locsin,  a cúpula de conchas de concreto era, na época, uma novidade na Ásia e na tradição arquitetônica regional.

Paróquia do Santo Sacrifício, nas Filipinas

Foto: Ramon FVelasquez

Viu só? Se quiser saber mais sobre o mundo do concreto, acompanhe a gente no Facebook!

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades do mercado da Construção Civil e da Cidade Engenharia.