6 dicas para controlar os gastos e os prazos da sua obra

Atrasos na obra e o orçamento sair do planejado é algo que ninguém quer e, para garantir que o seu projeto seja executado no tempo previsto, separamos algumas dicas para te ajudar nessa missão. Confira!

1- Tenha o projeto em mãos

Planejar e prever possíveis imprevistos são fundamentais para evitar surpresas desagradáveis lá na frente. Por isso, é necessário colocar o projeto no papel. Assim, além de te ajudar a ter controle da obra, auxilia também a, não gerar gastos desnecessários. Neste momento é importante, ainda ter a especificação dos materiais, o orçamento da obra e o estabelecimento de um cronograma que compreenda desde as etapas iniciais até a data de sua entrega.

2- Documentações e licenciamentos

Uma obra requer algumas licenças e documentações, que devem ser providenciadas junto aos órgãos oficiais. Então, antes de iniciá-la, confira se você tem os alvarás necessários para evitar dores de cabeças. Após consegui-los, coloque-os em um quadro ou em lugar visível para facilitar o momento da fiscalização. E lembre-se de prever os prazos para conseguir cada documentação e evitar atrasos.

3- Defina cronogramas de curto, médio e longo prazo

Mais específico que o projeto, o cronograma é uma ferramenta de gestão de tarefas em uma linha do tempo que apresenta de maneira clara e objetiva as atividades que deverão ser executadas durante a obra. Com ele é possível verificar o andamento de forma geral e aplicar esforços nas tarefas que estiverem atrasadas. Também ajuda a evitar compra excessiva de materiais e planejar o investimento do dinheiro.

4- Fornecedores e entrega

Após a elaboração do cronograma, fica mais fácil quantificar quais e quantos materiais são necessários em cada etapa. A importância de segui-lo fica clara a partir do momento em que é possível planejar quando determinado material deve ser comprado e em quanto tempo ele chegará, para evitar que a obra pare por falta de matéria-prima.

Dê preferência por entregas agendadas, assim você não terá de fazer a compra várias vezes. Com o planejamento e cronograma, essa missão fica mais fácil. Lembrando que é muito importante escolher fornecedores que tenham tempo de mercado e histórico de pontualidade na entrega.

5- Tenha uma equipe formada por bons profissionais

Novamente, para evitar erros, prazos sem cumprir e projetos sem qualidade, a escolha de uma equipe formada por bons profissionais da área é essencial. Eles têm o conhecimento necessário para agir em cada situação que surge durante este processo. Faça um contrato e defina qual modalidade é melhor para sua demanda.

6- Acompanhamento sempre

Acompanhar os profissionais, conferir se estão seguindo o cronograma, verificar se o que foi planejado condiz com o que está sendo executado são tarefas fundamentais para um bom resultado no final. Então, mesmo que tenha feito tudo certo até aqui, é importante também estar sempre presente junto à equipe que está executando o trabalho.

Agora que você sabe essas 6 dicas para controlar os gastos e os prazos, já pensou qual o material ideal para a sua obra? Que tal optar pelos pré-moldados de concreto? Separamos 5 motivos para te mostrar o porque deve utilizar esse material os seus benefícios. Acesse e confira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *